domingo, 21 de julho de 2013

Eanes versus Soares / Sampaio / Cavaco

Mais do que a constituição é a ação concreta do PR que determina a sua capacidade de influenciar o processo político.

O presidente que mais perto esteve de revolucionar o xadrez político foi Ramalho Eanes, usando uma estratégia tão simples quanto independente da letra da constituição da República: a criação de um partido político.

Para isso concorreram vários fatores mas um deles é subestimado por uma sociedade formalista que não compreende que a verdadeira natureza do poder político é limitada e interage doutras formas com a lei mas não é determinada diretamente por ela.

Um desses fatores é biológico: a idade. Eanes foi o único presidente jovem da democracia. Dois dos outros eram de meia idade e um - Cavaco - idoso.

Para quem tem a superficialidade politicamente correta de pensar que num ser biológico como o homem  a biologia não conta proponho-lhes um exercício: imaginem que Cavaco tinha 41 anos (como Eanes quando se tornou presidente).

Alguém visualiza Portas ou Passos a lidar com um Cavaco de 40 anos, uma vida de estado pela frente e a sua apetência pela obra e não pela palavra, portando-se como se portaram?

Alguém crê que pessoas na quarta idade como Soares teriam alguma relevância que ultrapassasse a que as figuras já históricas têm? Que Seguro os temeria quando tinha que temer Cavaco?

Sem comentários:

Enviar um comentário