quinta-feira, 27 de novembro de 2014

António José Teixeira - o branqueador suave

António José Teixeira, um dos branqueadores da ação do Partido Socialista, sabe que a sua campanha de defesa de Sócrates tem mais impacto se se apresentar com algum distanciamento. Contudo esse distanciamento implicaria que fosse independente e não um homem de mão. Implicaria alguma racionalidade na sua análise e não uma campanha. Nada disso existe, sendo substituído por um tom suave que nada altera. Não é por ser suave ou monocórdico que um logro deixa de ser um logro.

Como não se pode enganar toda a gente todo o tempo e a inteligência desta gente tem as suas naturais limitações, a campanha de defesa de Sócrates segue os mesmos passos da campanha de defesa de Pedroso:

- Ataca quem ataca Sócrates. Por isso importa denegrir a Justiça e a imprensa que está contra o mitómano que destruiu o país.

Só que, mesmo nesse ataque, que ignora o âmago do assunto - a roubalheira das elites - a duplicidade é evidente:

#1 Quando o lado de Sócrates viola o segredo de Justiça como fez o seu advogado, ignora-se pois é a favor (lembram-se do "estou-me a cagar para o segredo de justiça de Ferro Rodrigues). Quando alguém na acusação viola o segredo de justiça é crime de lesa majestade.

#2 Quando se faz uma acusação a Sócrates, mesmo vindo essa acusação das autoridades competentes e passando o crivo da magistratura a que pertencem os procuradores e o crivo da magistratura a que pertencem os Juízes, monta-se o circo da presunção da inocência. Mas quando os mesmos procuradores e juízes mandam prender funcionários da administração, como o Diretor do SEJ, os mesmos calam-se sobre a presunção de inocência.

#3 Quando se faz uma acusação a Sócrates, mesmo vindo essa acusação das autoridades competentes  monta-se o circo da presunção da inocência. Mas os mesmíssimos atacam a "policia e a magistratura" de serem a fonte da fuga da informação. Aqui não há provas nem presunção de inocência. Como se sabe que não foi um funcionário administrativo? Como se sabe que não foi intrusão informática? Como se sabe se não foi o próprio Sócrates - não era da SIC, a televisão socrática, uma das câmaras que estava no aeroporto filmando tudo sem definição nem luz?

#4 Quando os críticos falam do caso na imprensa é um circo. Mas quando o Expresso, a Visão e a SIC falam ou falarem - aí já não é circo.

É mais fácil apanhar um branqueador de Sócrates que um coxo. Não admira pois é mais fácil apanhar um mentiroso que um coxo.

E já agora o segredo de justiça não tem como objectivo proteger os acusados de corrupção, por mais socialistas que sejam: tem como objectivo proteger a investigação que tenta apanhar o corrupto. Porque se há coisa que a Justiça, no fim, não pode tolerar são os segredos: tem de ser pública e transparente (com escassas exceções, nomeadamente quando envolve crianças).

Sem comentários:

Enviar um comentário