sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Pinto Balsemão, Lda, contra-ataca

O Expresso, jornal bandeira dos interesses de Pinto Balsemão, intentou processo contra a decisão judicial de impedir o alegado corrupto José Sócrates de dar entrevistas.

Compreende-se que Sócrates reaja, defendendo o seu direito a dar entrevistas, pois pode considerar-se que a decisão judicial  conflitua com a liberdade de expressão. Pode até Sócrates intentar processo para poder manter, por exemplo, um programa televisivo semanal como o que mantinha na RTP.

Não se compreende com clareza que um jornal reaja defendendo o seu direito de entrevistar presos por suspeita de corrupção ao mais alto nível, como não se compreenderia que a RTP intentasse processo para que Sócrates continuasse a sua propaganda a partir do púlpito que a RTP lhe ofereceu com o  nosso dinheiro. A liberdade de expressão é a de quem se exprime, de quem responde em entrevista. Que haja supletivamente a esse direito de expressão um outro a salvaguardar e que não seja meramente o económico do negócio dos jornais, já não se entende. A não ser é claro que o Grupo  Balsemão se assuma como grupo político-partidário que usa imprensa partisan e tenha como testas de ferro PSD e PS.

Mas o que se entende com facilidade é o perigo que o complexo político-mediático que tem em Balsemão e Mário Soares dois dos seus mais elevados expoentes, sente quando vê desmoronar um dos pilares do putativo amiguismo reinante, o Grupo Espírito Santo.

Tem tudo a ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário