terça-feira, 21 de junho de 2011

Duplicidade, traição e a demissão de Fernando Nobre

Lamento que Fernando Nobre não se tenha demitido do cargo de deputado à AR após a sua derrota de ontem.

Um dos problemas de muitos independentes que decidem abraçar uma causa política é a compreensão incompleta da ferocidade desse meio. São muitas vezes pessoas com boas intenções, inteligentes, articuladas e com falta de treino na comunicação em ambiente em que predominam os sound bites de tom politicamente correto. Essa falta de treino, a bondade das suas intenções e a não compreensão da agressividade do meio político são-lhes geralmente fatais.

Parecia o caso do falecido Gentil Martins e talvez seja o caso de Fernando Nobre.

Acresce que muitas destas pessoas têm um pensamento original sem que contudo esse pensamento seja filosoficamente completamente estruturado. Por último são pessoas sós na migração para as causas políticas. O resto dos seus companheiros de sempre fica para trás.

Na actual praxis política há inúmeros casos de candidatos a deputados que não têm a menor intenção de ocupar o cargo. É prática corrente. Posso dar os nomes de Alberto João Jardim ou José Sócrates mas qualquer um de nós pode nomear muitos mais.

Não há qualquer razão decente para que alguém isole um candidato e faça campanha contra ele por se candidatar a deputado com outra intenção que não a de ficar na bancada. Quem o faz serve outra agenda.  Fernando Nobre devia ter-se mantido desde sempre fiel  à sua posição inicial: tinha um projecto para aproximar a AR dos cidadãos, esse projecto pode ser prosseguido apenas por grupos políticos organizados ou pelo presidente da AR pela projeção especial que é possível atingir através do cargo.

A quem  o acusasse de arrogância limitava-se a dar um ou dois exemplos de pessoas de se candidatam à AR com o propósito de prosseguirem outros projetos, notar a duplicidade do critério e repetir que a sua ambição era aproximar a AR das pessoas. Repetir e esperar. 

Mal foi derrotado, mal foi cuspido, o meio que o devorou entrou em damage control tentando amansá-lo e apaziguar a consciencia própria dizendo que afinal ele era uma pessoa prestigiada e boa. Só que não ao nível de um Guilherme Silva...

Por outro lado Paulo Portas foi prejudicado por ter falhado um cálculo. Portas convenceu-se que Nobre seria eleito sem os votos do CDS e por isso deu ordens para os deputados do CDS dobrarem à vista de toda a gente os boletins mal os recebessem para que fosse público que votavam em branco e não em Nobre. A ideia não era trair Passos - a ideia era atestar que cumpriam os compromissos com o seu eleitorado, que falavam verdade e eram coerentes. O país está carente de sinais de que os políticos falam verdade e Portas queria dar sinais nesse sentido.

A estratégia falhou até por incompetência de Nobre que tinha dito que a solidariedade maçónica garantia os votos necessários na bancada do PS.

Portas falhou a sua estratégia mas não traiu ninguém e manter-se-á leal à coligação.

1 comentário: